quarta-feira, novembro 30, 2005

Se Estás em Lisboa Hoje, a Rambóia Jocosa Recomenda que Vás Assistir a:



MARTA HUGON QUARTETO NO CCB
Dia 30 de Novembro, Quarta-Feira

Das 19h às 21h Bar Terraço
Este é um dos concertos (que infelizmente não vou poder ver) de apresentação de um CD altamente recomendado (por mim, pois claro!), “Tender Trap”, que marca a estreia de uma das grandes revelações do jazz português, a vocalista Marta Hugon. A sua música faz com que o jazz chegue a todos de forma directa, autêntica e natural. A convicção com que canta dá outra aura aos temas que interpreta e injecta-lhes uma vida própria que os projecta noutras dimensões, até agora ocultas. Marta Hugon possui uma voz seguríssima, plena de sentimento que em cada nota revitaliza clássicos deliciosos do American Song Book. Refiro-me a clássicos como «In Love In Vain», «Old Devil Moon», «I Feel So Smoochie», «That Old Black Magic» ou o single / videoclip «Too Close For Comfort». Videoclip que também recomendo vivamente que vejam. Ao longo das 11 canções que compõem esta «armadilha terna», Marta Hugon revela-nos capacidades vocais invejáveis e uma versatilidade extrema que lhe permite um grande à vontade tanto nos tempos lentos como nas batidas mais ritmadas. Quanto aos músicos que a acompanham são um trio de mosqueteiros liderados por Filipe Melo ao piano, sendo que os outros dois são Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria. Nota-se que no que respeita aos arranjos musicais há uma predilecção pelo equilíbrio, pela harmonia e o cultivo da perfeição melódica por excelência a todo custo. Ainda bem, porque o esforço e o trabalho incansável que se traduzem neste perfeccionismo superlativo mas em nada exarcerbado leva-nos a confirmar e a(re)admitir que em Portugal se fazem trabalhos tão bons ou melhores que os que são feitos lá fora. O jazz português está de parabéns, sim senhora! Este CD é perfeito para ser escutado primordialmente por quem ainda não está muito familiarizado com o jazz, por duas singulares razões: Primeiramente, devido ao gosto, exímia dedicação e ao brio com que foi feito e segundo, devido à intemporalidade dos temas que foram escolhidos. Nota-se que o CD foi feito com extremo bom-gosto e exemplar criatividade; isto são características que percorrem todos os aspectos desta obra, desde de componentes orgânicas como a própria musicalidade, até aspectos que poderiam ter sido relegados para segundo plano como o layout do digipack, que se apresenta bem-cuidado e espectacular e até do próprio CD (surpreendente!) Quanto aos temas, trata-se de uma escolha nada inocente; cada tema foi escolhido a dedo e seguidamente ardilosamente burilado pelo quarteto fantástico para se tornar em mais uma peça vital duma doce e ternurenta armadilha que nos atrai, cativa, prende e donde ansiamos por nunca mais sair. O jazz é assim mesmo. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Resta apenas a retoricidade da pergunta: Para quando Marta Hugon no Porto?
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