domingo, agosto 07, 2005

Como Fazer Uma Lavagem-Cerebral


Criares o teu próprio Culto e teres um «rebanho» que queira tornar todos os teus desejos realidade é muito mais simples do que parece se seguires uns passos simples:
Lavagem-cerebral é uma palavra feia, mas também o é 'escroto' e não é por isso que deixam de gostar dele. Palavras feias há muitas. 'Zombificação', 'chantagem-emocional' e 'violação-mental' também são palavras feias.
Os Comunistas Chineses preferem usar um eufemismo: 'reforma do pensamento'. Enquanto que muitas grandes empresas modernas que fazem lavagens-cerebrais aos seus funcionários chamam-lhe 'trabalho de equipa' ou 'formação profissional'.
Lavagem-cerebral será uma palavra que será irrevogavelmente associada com 'cultos religiosos' como muitos preferem ser chamados em vez de 'seitas'. Há muitas razões para começar um culto: Poder, Dinheiro, Sexo ou em alternativa as três hipóteses ao mesmo tempo. E há a oportunidade de ter pessoas débeis (mentalmente) a dançar como cãezinhos amestrados à tua volta. É divertido!
Se puseres um sapo numa panela de àgua a ferver, ele vai contorcer-se e até pode saltar fora e fugir. Porém, se puseres o sapo numa panela de àgua fria e fores aumentando a temperatura gradualmente, o sapo permance quieto (apesar de estar a ser lentamente cozido) porque é estúpido demais para perceber o que se está a passar.
Mesmo admitindo que algum futuro devoto do teu culto tem de ter um défice no armazém das células cinzentas não comeces logo a dizer-lhes qualquer coisa do tipo: "Eu sou a personificação do Cosmos e quero que tu ates esta bomba ao teu peito para me demonstrares a tua devoção. Ah! E também preciso do teu código PIN do multibanco e que faças sexo tórrido comigo antes de ires embora!" Até os mais fáceis de enganarem fogem a sete pés com um discurso destes! Torná-los teus escravos pode levar semanas de paciente e sistemática reforma mental.
O objectivo de uma lavagem-cerebral está em substituir tudo que uma pessoa acredita por tudo aquilo que TU queres que ela acredite. A verdade é esta:
fazer uma lavagem-cerebral requer horas de intimidação dura e de paciente desmantelar minucioso da socialização, educação e moral dum indíviduo. Se houvesse uma maneira 'caixa-rápida' para fazer isto porque seria necessária a televisão, a imprensa e um constante bombardeamento de publicidade para te manterem a sugar sofregamente no seio da sociedade de consumo que é o teu habitat natural?
Os métodos testados e empregados pelo regime comunista durante a guerra da Coreia foram desenvolvidos durante a Guerra Civil para 're-educar' membros da oposição, Nacionalistas e outros seguidores do Maoísmo. As técnicas de reformar o pensamento usadas foram:
Violência - Um bons pontapés assim que são tomados como prisioneiros. Há que mostrar quem manda.
Isolação - Celas sem janelas. Nada de contacto com os outros prisioneiros. Uma lâmpada tremeluzente.
Medo - Manter sempre a ameça de mais violência e torturas.
Culpa - Fazê-los sentirem-se culpados de tudo e mais alguma coisa, desde de terem sido presos até ao lançamento da bomba atómica.
Amor - Fazê-los sentir que podem ser amados e aceites se conseguirem livrar-se dos pensamentos que fazem deles inimigos.
Auto-crítica - Fazê-los confessar em sessões de auto-criticismo. Fazer com escrevam e re-escrevam as suas autobiografias. Usar mais tarde para chantagem.
Impotência - Tudo deve ser controlado. Desde de quando são alimentados a quando dormem a quando têm permissam para urinar ou defecar. Isto cria um estado de infantilidade.
Esperança - Manter a promessa de perdão e liberdade é sempre bom.
Secrecismo - Criar uma relação de partilha de segredos com o cativo cria um clima de intimidade.
Claro que tu, concerteza que não dispões de celas nem vais começar o teu culto por levar os teus amigos para uma uma cela e dar-lhes uma sova. O truque está em fazê-los regressar a um estado pueril onde não sejam capazes de tomar decisões e tenham de procurar apoio numa figura parental - (i.e. TU) para tudo, desde de fazeer xixi até como devem viver. Isto resulta da seguinte forma:
Culpa - Uma vez no grupo não se pode desistir. Há compromisso. Se desistirem são postos de parte e rotulados como 'desistentes'.
Dívidas - Muitos cultos vivem em comunidade e pedem aos acólitos para permanecerem e aprenderem uns sobre os outros. Se se aceita - mesmo que seja apenas uma canção sobre Jesus o que se aprende - sente-se que se está em dívida para com eles.
Exemplo - Se observares o grupo, verás que há pessoas que se comportam de determinada forma, usam determinado calão. Imitas o que vês e assumes que esse comportamento é próprio, esperado e bom.
Autoridade - A maioria das pessoas respeita a autoridade. O líder de um culto tem que afirmar ter conhecimentos superiores, poder e uma missão especial na vida. Os acólitos têm que o ver como uma autoridade.
Amor - Se uma pessoa for sujeita a 'bombardeamentos de amor', abraços de grupo e outras técnicas que fazem com que se sinta bem, desejada e amada. Técnicas que a tornam parte do grupo depois a pessoa sente que deve obedecer ao grupo e ao seu líder.
O Tempo Escasseia - Se se passar a ideia que o fim do mundo está para breve e que apenas fazendo parte do culto se pode ser salvo, as pessoas optam rapidamente sem saberem os factos todos.
É uma boa ideia manter os teus futuros acólitos fracos. Alimenta-os com uma dieta vegan de baixas calorias para que estejam fracos e com fome. Diz-lhes que esta dieta irá renovar-lhes a força interior, os chackras e a alma e que assim estão a protestar contra as pessoas que matam animais e os fazem sofrer. A privação do sono também é boa ideia. Mantém-nos acordados a noite toda a ouvirem a tua palestra ou então toca-lhes canções na tua guitarra como fazia David Koresh (Order of the People of the Sun) o que os tornará demasiado confusos para questionarem o que quer que seja que lhes digas.
Drogas, em especial psicadélicas como o LSD são um bom atalho para manipulares os teus seguidores mas só se eles não estiverem familiarizados com as drogas. Uma cabeça embrutecida pelas drogas pode chegar á conclusão que andas a 'comer-lhes a cabeça' e dar o fora em três tempos. Tu não queres isso.
Outra técnica para os manteres pedrados consiste em um shot de crystals ("...everything just burns a bit brighter and the sex is awesome..." - Gabe - SFU) à hora de dormir e algum Mogadon logo pela manhã ao pequeno-almoço. Uma semana desta drug diet e consegues fazê-los acreditar no que TU quiseres.
É sempre mais fácil começar com camadas mais jovens: estudantes e adolescentes que são fácilmente aliciáveis e fáceis de moldar. Lembra-te do velho ditado Jesuita: Dá-me o teu filho até ele ter nove anos e será meu para sempre. Lembra-te também das palavras de P.T. Barnum: A cada minuto nasce um idiota.

2 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Rambóia Jocosa foi muito bom ler seu texto sobre "Lavagem cerebral" onde você tratou o assunto com bastente propriedade mas ainda deixou muito a desejar nas descrições da tecnicas ...


Nerdsom Lima dos Santos

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Rambóia Jocosa foi muito bom ler seu texto sobre "Lavagem cerebral" onde você tratou o assunto com bastente propriedade mas ainda deixou muito a desejar nas descrições das tecnicas ...


Nerdsom Lima dos Santos

5:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Demand Panic! At The Disco with Eventful! Discover and Create Events at Eventful Learn More about Eventful Demand

"It's an insane world and I'm proud to be a part of it. - Bill Hicks"