Com que então TU QUERES FAZER Stand-Up Comedy? - "Stand-Up Comedy for Dummies" ou Como ser Stand-Up Comedian/Comedienne em 5 passos fáceis.
Há um preconceito que um ou uma stand-up comedian ou stand-up comedienne (que é assim que se faz o feminino de stand-up comedian) é uma pessoa que não faz nada durante o dia e depois, à noite vai para os comedy clubs dizer umas graçolas para os amigos e para grupinhos de jovens semi-bêbados... É MUITO mais complexo que isso, meus amigos. Os stand-up comics passam horas a aperfeiçoar as suas routines (os textos representados e ditos de forma coloquial e natural) e têm que ser capazes de ler a mente das suas audiências e saber exactamente o tipo de humor que vai obter uma resposta positiva por parte do público, ou seja, que tipo de humor irá fazer rir determinado público.
Celindrar - Ter uma brilhante actuação. A audiência adorou!
Morrer - O processo do "bombing".
Set - A colectânea de piadas que se vai encadear numa história.
Setup - A parte em que se conta uma pequena história, expõe-se uma situação/reflexão ou se expõe uma teoria e na qual não se é suposto rir.
Heckler - O personagem da audiência (arruaceiro e sem-maneiras) que interrompe e insulta o/a comediante na tentativa de fazer com que ele "bomb" a sua actuação...
Blue - Quando um/a stand-up comedian/comedienne está blue (azul) significa que está a usar linguagem porca ou a falar de sexo de forma explícita ou outras situações que só dizem (ou pelo menos só deveriam) dizer respeito a adultos. Em Portugal diz-se que "tem bolinha", ou como diz a minha mãe " tem donut no canto superior direito". E.g. FERNANDO ROCHA quando conta as suas anedotas a partir da meia-noite.
Agora que sabem os termos técnicos, sigam os meus conselhos e enquanto o diabo esfrega um olho estarão no bom caminho para celindrarem audiências com a vossa stand-up routine. Ou isso, ou vão ser bombardeados com tomates podres... Espero que seja a anterior.
Esperem lá, mas isso não é plágio? A minha resposta: Quem quer que seja que tenha dito que a imitação (o plágio) é a forma mais sincera de admiração, óbviamente que não estava no ramo da stand-up comedy!
Exemplos: Francisco Menezes, Aldo Lima, José Moreira, Henrique da Silva (?)
Cómicos que gostam de tópicos:
Exemplos: Dennis Miller, Jay Leno, Herman José, Conan O'Brian, Políticos Diversos (e.g. George W. Bush, Durão Barroso, Paulo Portas, Santana Lopes etc.)
Cómicos de Personagens:
Exemplos: Andrew Dice Clay, Tim Allen, Monty Python, Óscar Branco, Maria Rueff, Joaquim Monchique, Ana Bola, Herman José, Maria Vieira, Marco Horácio, Miguel 7 Estacas, Ricardo de Araújo Pereira, José Diogo Quintela, Miguel Góis, Tiago Dores, Eduardo Madeira, "Quim Roscas & Estacionâncio"...
Cómicos de Adereços:
Cómicos de Faz-de-Conta:
Exemplos: Margaret Cho, Lea Delaria, Serafim
Mímicos:
Impressionistas:
Exemplos: Dana Carvey, Mike Myers (Wayne's World, anyone?)
Improvisadores:
Exemplos: Robin Williams, Paula Poundstone, Bill Hicks
Determina em seguida a tua atitude emocional. Richard Lewis é um homem em sofrimento constante. Denis Leary é hóstil... Bill Hicks era amargo, ácido e corrosivo! Bruno Nogueira está parcialmente morto... Qual vai ser a tua atitude emocional? És maníaco-depressivo, cínico, mosca-morta, naïve, ou uma bizarra combinação de todos estes traços? Não escolhas a atitude que te parecer mais engraçada; escolhe aquela que se aplica melhor a ti. É-se mais engraçado quando se é honesto. Após teres travado conhecimento com diversos veteranos da Arte da Stand-Up Comedy, terás uma maior noção de como começar a encontrar o teu 'lugarzinho ao sol' dentro do mercado de trabalho. Com o tempo, acabarás por gravitar em torno da comica personna que melhor representará o teu eu-cómico.
Divide uma folha de papel em três colunas:
Faz uma lista de coisas que te tornam único/a, tanto aspectos físicos como psicológicos. Tens umas mãos descomunais? Uma tolerância pouco usual para tolerar álcool? Medo de comer em frente aos outros?
Estas listas providenciarão matéria-prima para escreveres as tuas primeiras graçolas. Enquanto estiveres a escrever as listas, lembra-te sempre de trazer contigo um pequeno bloco de notas onde quer que vás. Nunca se sabe quando vais ver algo engraçado, e eu garanto-te que disseres para ti próprio "Oh, eu não me vou esquecer," se levares o bloco contigo e tomares nota, não vais mesmo. Escreve TUDO. Até as palermices... (Ás vezes más ideias podem levar a boas ideias).
"E é só?" - perguntas tu. Pretty much. Grande parte do processo da criação de boas piadas é trabalho àrduo e criatividade.
A maior parte das piadas baseiam-se numa fórmula à base de um setup que culmina numa punch line. O setup explica sobre o que é a piada e a punch line é o que provoca o riso (ou pelo menos é o que é suposto provocá-lo):
Por exemplo:
Setup - "A tua mãe é tão gorda..."
Punch line - "...que as cuecas dela não têm número, têm código postal."
Então, tendo os T.P.C.s que fizeste anteriormente como referência, escreve as tuas piadas usando os seguintes formatos:
Listas:
O número mágico em comédia é 3. Os dois primeiros são semelhantes, mas o terceito é o oposto. ("Alguns nascem com grandiosidade, outros tornam-se grandiosos e alguns contratam os chamados «Relações Públicas»." -Daniel J. Boorstin)
Comparações:
Assinalando diferenças. (A ideia das mulheres duma noite bem passada é um jantar romântico à luz das velas e um passeio ao luar, junto à praia... A dos homens é assistirem em casa a um jogo de futebol em que a equipa deles ganhe, um jantar bem confeccionado como deve ser (uma boa feijoada ou chanfana) e uma gaja para dar uma antes de enfiarem os corninhos na palha!)
Símile:
Descrever algo assemelhando a algo completamente díspare. ( "...parecia o cadáver da Meryl Streep se o obrigassem a distribuir sorrisos numa festa. - Tyler Durden in Chuck Palahnuik's Fight Club).
Observações:
Chamando atenção para a absurdês da vida quotidiana. ("Não se pode ter tudo. Quero dizer, onde é que iam por tanta coisa?" -Steven Wright)
Mímica:
Fazer pouco de alguém copiando-lhe os tiques. (A tua mãe, a tua cara-metade choramingas, o advogado . . . Certifica-te porém, que nenhuma dessas 'personagens' te está a ver.)
Callback:
Uma piada com uma punch line que se refere a uma piada feita num momento anterior no teu set. ("Eu até ia mandar uma carta à tua mãe... Mas esqueci-me qual é o código postal impresso nas cuecas dela.")
Não usarás certamente, todos os formatos na tua routine, e há muitos mais... Estes são um bons alicerces para trabalhares e estruturares o teu set.
Para uma leitura mais aprofundada neste assunto recomendo: Stand-Up Comedy: The Book. Outros bons livros são: How to Be a Working Comic e Zen and the Art of Stand-Up Comedy.
Após escreveres as tuas piadas, tenta encurtar ao máximo os setups. O tempo de atenção do cliente standard dum comedy club é bastante curtinho. Lá também se bebe (e bem) e como tal ninguém vai estar com pachorra para ouvir um setup muito longo sem perder o interesse. Os clientes dos comedy clubs querem entertenimento fácil, porque pensar é complicado mas rir é fácil. Não lhes dês muito que pensar...
Depois de limares as arestas a umas piadas que preencham 10 minutos de tempo em palco, estarás pronto para as transformares numa routine de stand-up comedy. Ah! E ensaia sempre mais 5 minutinhos de material extra não vá o material originalmente planeado não surtir o efeito desejado...
Ordena as piadas.
Observa a tua lista e escolhe e selecciona a melhor e a mais engraçada. Guarda essa para o fim.
Depois pega na tua segunda melhor piada e coloca-a no ínicio. Desta forma abres a tua actuação em grande e fechas a actuação com a maior gargalhada e o maior número de aplausos o que é sempre bom. A terceira piada mais engraçada deve vir antes da última. A seguinte piada mais engraçada logo a seguir à primeira e por aí fora até preencher o total dos 10 minutos. Esta estrutura em ziguezague permite criar uma actuação equilibrada e que em termos práticos resulta melhor uma vez que as partes em que as pessoas vão centralizar a sua atenção é o começo e o final de uma actuação. O número de piadas vai depender da forma como vão ser contadas e da duração das mesmas.
Decide como vais apresentar-te em palco.
Estuda os que já andam na stand-up comedy há mais tempo do que tu. Qualquer um consegue contar uma anedota, mas os verdadeiros stand-up comics são pessoas divertidas para ínicio de conversa. Descobre com que cómicos te identificas. Não quer dizer que tenhas que agir como eles, mas se o teu género de piadas é semelhante às deles, as probabilidades que tenhas uma atitude em palco semelhante são bastante grandes. A diferença é que a tua personalidade única irá ter um brilho próprio porque não será nada mais nada menos do que uma extensão de ti próprio/a. É isto que dará vida à tua performance. De outra forma, acabarás a recitar as tuas piadas... Uma forma de entertenimento não muito agradável de ver.
Só tipos como o Jay Leno, o David Letterman e o Herman José têem direito a cartões com frases-chave, o que é óbviamente, injusto. Tu vais ter que memorizar as tuas piadas. Portanto, até teres direito ao teu próprio programa de tv vais ter que praticar, capice? A parte díficil não é decorar as piadas... É decorar a forma certa de as contar. A maior parte das piadas não são sobre palavras própriamente ditas mas sim, sobre a forma como são ditas, como são traduzidas em linguagem gestual e expressão facial e corporal. Portanto, pratica muito bem o teu material. Conta-as a quem quer que seja que as ouça e analisa as suas reacções para determinares o que ainda tem que ser mais trabalhado. Praticar as tuas piadas não é o mesmo que decorá-las. Se conheceres o teu material demasiado bem, vais estar apoiado/a numa estrutura demasiado sólida e rígida que não terá abertura e flexibilidade suficiente para permitir um ou outro improviso. Não faças isso, dá espaço ao improviso.
Trabalha bem o timing.
Lamento não te poder dizer muito acerca de timing mas não há nenhuma fórmula para controlar o timing. Um cómico brilhante em matéria de timing é o Ricardo de Araújo Pereira. É um talento inato e uma capacidade adquirida através da aprendizagem. Tenta ter uma ideia de qual será o melhor timing para determinada piada enquanto a praticas e tenta reúnir o maior número possível de crítica construtiva possível. Após isso, terás que confiar na crítica do teu público.
Sentes que ainda tens que praticar mais? Considera a hipótese de teres umas aulas de stand-up comedy. Se vives numa grande cidade, talvez haja quem se ofereça para te ensinar no comedy club mais próximo ou no grupo de teatro da tua zona residencial. Se não houver essa hipótese, procura numa escola de Artes de Palco que disponibilize um curso que inclua a a improvisação. Cursos de improvisação são especialmente bons para os casos em que sentes que o teu material não está a resultar lá muito bem... Uma vez que já te sintas bem preparado/a está na altura de actuar e apresentar o material perante uma audiência... Gulp.
Mais do que a experiência algo que separa os amadores dos pros é que os pros são contratados e pagos. No começo podem não pagar muito, mas assim que começares a ganhar uns cobres jeitosos por teres piada, então saberás o que é ser um/a cómico/a com emprego. Depois podes dizer às pessoas que és um comediante que serve à mesa de vez em quando em vez de dizeres que és um empregado de mesa engraçado... ;)
3 Comments:
Tirou muitas dúvidas! Stand-up é muito legal. Falo do Brasil e tenho a intenção junto a amigos de começar um grupo de stand-up em Maceió, capital de Alagoas.
AMEEEEEI as dicas desse site !
Estou em busca de um sonho que envolve bastante todo esse mundo de stand up e teatro , e este site caiu como uma luva !
Ótimo, agora tenho q achar uma caderneta q caiba no meu bolso ;), Abraço.
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