terça-feira, outubro 05, 2004

O Primeiro «Karaoke-Blog» Orgulha-se de Apresentar... Manoel de Oliveira da Serra!

Lembrei-me dum realizador que eu adoro... Não, não me recordo de ter visto um filme dele até ao fim, MAS... A-d-o-r-o-ooo! Já sabem que é? É o gajo do título deste post, pois claro! E adoro-o porquê? Porque apesar dos filmes dele serem chatos como a potaça o gajo farta-se de ganhar galardões aqui e acolá... Já para não falar que os filmes dele são uma fonte ríquissima de material para fazer textos de stand up comedy. É, o Ti Manel, é um excelente... Não... Um exceLENTO realizador!

Aclamado mundialmente... Em França, Paris, Cannes... Também podia falar assim do Jean Luc-Godard (dada a provecta idade de ambos) mas acho que ele ainda é tenrinho... Ele é muito bom realizador... Os filmes dele é que são uma MERDA mas ele é muito bom realizador. Eu acho que(inserir aqui um olhar pensativo) ele é mesmo muito bom... Muito bom, mesmo.

(Agora o comediante fala usando a entoação e os gestos no inconfundível estilo Professor José Hermano Saraiva) - Meus amiiiiigos, estou aqui a falar-vos do mais antigo e importante realizador português... Ele é tão antigo, que há já quem suspeite que ele foi mumificado sem o conhecimento do público... Ele é tão antigo que os filmes dele não são uma bosta, são cropólitos!

Repito: Os filmes dele são uma bosta, mas ele é o melhor realizador Português... É o melhor a adormecer mais gente em menos tempo....
Eu não recomendava os filmes dele nem ao meu pior inimigo... Mas, enfim... Ele farta-se de ganhar Palmas d'Ouro, que para quem não sabe é o mais importante galardão que um cineasta pode receber a nível europeu... Portanto eu sugiro que se bata aqui uma valente salva de palmas (de ouro) ao homenzinho que ele merece... Pronto! Já chega. O homem já tem uma certa idade, ainda tem um ataquinho... Convém não abusar. Quiçá... Ainda lhe pode dar uma coisinha má... Pensando melhor... Ok! Batam palmas outra vez!
Sim sim, ouviram bem... O Sr. Oliveira, monssieur Oliveiráh para os jolis amies... Tem uma vestuta e provecta idade... Ou seja, ESTÁ VELHO!!! Velho, não se diz... É idoso. É mais delicado... Deixa cá ver... Idoso, senil, caquético... Mais parece uma múmia-paralítica! (Acompanhar com gestos de tremeliques)... E o raio do velho farta-se de facturar! E ainda tem o desplante de ganhar prémios!!! E vocês agora podiam dizer... "Ó Inês tu cá para nós (mim) estás é com inveja do Sr. Oliveira... E eu respondia: Estou com inveja... O Cara... ças! Até lhe dediquei uma música e tudo!

(Ao ritmo da popular música portuguesa "Oliveira da Serra" karaoke-blog):

Ó Oliveira cineasta

E tudo vento levou

Ó-i-ó-ai só a ti ninguém te leva

Ó-i-ó-ai, para o Vale Abraão*

(O comediante faz uma pausa. E diz: "Já sei que não rima, mas como diz o outro era o que estava à mão)!

(Continuar a cantar):

Ó Oliveira das fitas

Da "Palavra e Utopia"

Ó-i-ó-ai, só a ti ninguém te levou

Ó-i-ó-ai, para estudares na Casa Pia

Um à parte: [Talvez, se tivesse estudado (chama-lhe estudar) lá, ele não tivesse feito um filme com o título de Aniki Bóbó]...

Outro à parte: (Talvez tivesse feito um Andaki Bibi... Ou coisa que o valha)...

(O comediante prossegue):


Ó Oliveira de Cannes

Rei Português do celulóide

Ó-i-ó-ai, só em ti ninguém repara

Ó-i-ó-ai, que estás a ficar mongolóide!

Ó Oliveira do Cinema

Foste tu que escreveste "A Carta",

Ó-i-ó-ai, mas por mim podias ir

Ó-i-ó-ai, fazer filme para o raio que te parta!!!

(Não é para me gabar mas ora aqui está uma verdaderia cantiga de escárnio e de maldizer dos tempos modernos)!

Inês Ramos (c) 2005

Demand Panic! At The Disco with Eventful! Discover and Create Events at Eventful Learn More about Eventful Demand

"It's an insane world and I'm proud to be a part of it. - Bill Hicks"