sexta-feira, outubro 29, 2004

Testículos AKA O tomatinho AKA As Jóias de um Homem AKA Testemunhas de Jeovah

Testículos vem do Latim testiculus, i, diminutivo de testis, is, cujo plural é testes, ium.
A palavra testis, em Latim, tem duplo significado: tanto quer dizer testemunha, como serve para designar a genitália masculina. A associação semântica da glândula sexual masculina com o acto de testemunhar tem sido admitida por todos os filólogos e pesquisadores. Sendo o diminutivo de testis, os testículos seriam "pequenas testemunhas". Mas, de quê?
Várias interpretações têm sido levantadas sobre essa questão.
No Velho Testamento encontramos, dentro dos diferentes modos de se proceder a um juramento, o gesto de colocar a mão em baixo da coxa do interlocutor. "Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa. Para que eu te faça jurar pelo Senhor..."(Gen. 24. 2-3).
- Põe a mão na... coxa (!) do teu Senhor... Onde??? Na Galileiaaaa?
- Ou talvez em Sodoma... - diria a Eu.
A prática de jurar colocando a mão sob a coxa era "provavelmente uma invocação à posteridade, que havia de sair de seus lombos, para cumprir o prometido e vingar a sua violação".
DAVIS, J.D. - Dicionário da Bíblia, 2.ed., Rio de Janeiro, Casa Publicadora Batista, 1965, p. 350.
A Bíblia de Jerusalém dá a seguinte interpretação: Trata-se de um "gesto para tornar o juramento inquebrável por um contacto com as partes vitais".
BÍBLIA DE JERUSALÉM: São Paulo, Edições Paulinas, 1985 (comentário à pág. 63).
As mulheres e as crianças não eram admitidas como testemunhas. A genitália masculina seria, portanto, a testemunha do juramento proferido. Este facto não significa, evidentemente, que em Aramaico (a língua primitiva dos Hebreus) se utilizasse da mesma palavra para genitália e testemunhas, tal como acontecia em Latim.
Em Grego Clássico, que antecedeu o Latim, também não havia a mesma homonímia. Testemunha denominava-se mártyr, enquanto os testículos eram chamados de órkhis.
LIDDELL, H.G., SCOTT, R. - A greek-english lexicon, 9.ed., Oxford, Claredon Press, 1983.
Deve ser assinalada, no entanto, a semelhança existente entre as palavras gregas órkhis testículo, e órkos, juramento. Teriam origem comum?
De órkhis derivam os termos médicos de uso corrente, como orquite, orquidectomia, orquiorrafia, etc.
Não há qualquer vínculo linguístico entre os termos usados em Grego e em Latim para nomear a genitália masculina.
Segundo Ernout & Meillet, testis, em latim, é originário do osco, língua falada
na Península Itálica, antes do Latim.
ERNOUT, A., MEILLET, A. - Dictionnaire étymologique de la langue latine. Histoire des mots, 4.ed. Paris, Ed. Klincksieck, 1979.
Outra explicação que se dá para o duplo sentido de testis em Latim é de que os genitais masculinos são "testemunhas da virilidade", como admite Corominas.
COROMINAS, J. - Breve diccionario etimológico de la lengua castellana, 3.ed., Madrid, Ed. Gredos, 1980.
Já no Dicionário Morfológico da Língua Portuguesa encontra-se esta outra interpretação: testis seriam "os que testemunhavam a cópula dos recém-casados para atestar o casamento consumado".
HECKLER, E., BACK, S., MASSING, E.R. - Dicionário morfológico da língua portuguesa. São Leopoldo, Unisinos, 1984.
Para Skinner a aplicação do termo testis para nomear a genitália masculina decorre do facto de que entre os romanos nenhum homem sem testículos poderia ser aceito como testemunha.
SKINNER, H.A. - The origin of medical terms, 2.ed. Baltimore, Williams & Wilkins, 1961, p. 400.
Deve ser realçado que desde Celsus (séc. I d.C.) já não se empregava testis e sim o seu diminutivo testiculus, i.
CELSUS, A.C. - De Medicina. The Loeb Classical Library, Cambridge, Harvard University Press, vol. 3, 1971, p. 390.
Por analogia, a genitália da mulher também era chamada de testículos. A denominação de ovário só foi introduzida em 1480, por De Gradi, ao verificar que as mesmas continham ovos, à semelhança do ovário das aves.
LEONARDO, R.A. - History of gynecology. New York, Froben Press, 1944, p. 183.
Uma explicação simples e plausível é a que nos dá Antenor Nascentes. Os testículos (pequenas testemunhas) são assim chamados porque "não tomam parte activa no acto da cópula: apenas a testemunham".
NASCENTES, A. - Dicionario etimológico resumido. Rio de Janeiro, INL, 1966.
- Está visto que este gajo nunca teve uma gaja que lhe lambesse o tomatinho...
Qualquer que seja a interpretação que se queira dar, parece evidente que a presença da mesma raiz nas palavras que designam testemunha e testículo não se deu por acaso.
É por estas e por outras que eu gosto de estudar Linguística, ou seja o estudo da Língua tendo como objecto em si mesma, a própria Língua. Aquilo que um tal de Saussure chamava a langue/parole e um tal de Chomsky chamava competência/performance.
Digam lá, é bonito saber estas merdas linguísticas todas, não é?
E pensar que fiz a disciplina com 10...
Quanto a mim os testículos o são o máximo! Merecem mais respeito e atenção por parte do mulherio em geral, muito carinho e uma belas massagens... também linguísticas!

1 Comments:

Blogger W. disse...

Essa é fácil! Os testiculos são as testemunhas da contenda entre as genitalias masculina e feminina! Mas, como todas as testemunhas, podem "contar" o que mais lhes convem se forem agradados... linguisticamente?

3:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Demand Panic! At The Disco with Eventful! Discover and Create Events at Eventful Learn More about Eventful Demand

"It's an insane world and I'm proud to be a part of it. - Bill Hicks"